segunda-feira, 12 de abril de 2010

Entrevista com João Doria Jr.


É com imensa alegria e escárnio que inauguramos o novo Demitidas, ansiosos para a estréia do Aprendiz 7, agora sob o comando de João Doria Jr.
Já estávamos com saudades de ver as trapalhadas dos candidatos, as tiradas e os micos empresariais.
Esperamos que essa nova temporada seja tão inspirada quanto a última, e que os aprendizes nos presenteiem com novas pérolas inesquecíveis.
Para começar com chave de ouro, o primeiro post traz a entrevista que fizemos com o novo apresentador de “O Aprendiz”, João Doria Jr.:

Demitidas: O que podemos esperar do novo “O Aprendiz”, agora com João Doria Jr.?
João Doria Jr: O Aprendiz Universitário, sob meu comando, será uma versão sólida em conceito, com conteúdo, ensinamento e entretenimento. Gosto de ensinar, já fui professor, considero-me um bom coach. Portanto, a proposta de poder aplicar os ensinamentos do programa em sua realidade do dia-a-dia me agrada muito.

Demitidas: Como você escolheu seus conselheiros? Fale um pouco sobre eles, cite uma característica de cada um deles que tem complementado seu estilo.
João Doria Jr: A Cristiana Arcangeli é uma competente empresária e empreendedora nata. Foi uma das idealizadoras do Phytoervas Fashion Week, precursora do SPFW, além de criadora das marcas Phytoervas e éh. Já o David Barioni Neto é um empresário de sucesso que já comandou uma das maiores empresas de aviação, a TAM, e atuou na Gol. Hoje é presidente do Facility Group. Mais do que conselheiros, eles são co-apresentadores do Aprendiz. Temos uma colaboração altamente participativa. Ambos são ativos e não figuram ou aconselham o programa apenas. Esta também é uma das diferenças do novo formato.

Demitidas: Qual o seu envolvimento na elaboração das provas?
João Doria Jr: Eu, meus co-apresentadores e toda a equipe do Aprendiz estamos animados com o programa. O nível de envolvimento não é frio, distante ou formal. Mergulhamos de corpo e alma no projeto. Participo de todas as etapas, desde a escolha dos candidatos.

Demitidas: Algumas vezes, a impressão que tínhamos era que o Roberto Justus já tinha seu preferido, que as provas eram apenas pro forma. Você acha que só vai decidir quem irá contratar na última prova, ou essa decisão será construída durante toda a temporada?
João Doria Jr: Uma imagem e uma reputação são construídas com a soma de várias atitudes. O vencedor será aquele que se destacar mais com idéias, pró-atividade, características positivas, princípios bons e corretos, atitude e humildade. O contratado certamente terá a melhor trajetória e desempenho durante o programa.

Demitidas: O que você precisa ver no (a) vencedor (a) do Aprendiz 7 para querer contratá-lo? O que não tolera em um profissional?
João Doria Jr: Precisa ser humilde acima de tudo, mas também ter foco, perseverança e talento, além de ser comprometido. Para ser bem-sucedido, os participantes precisam ser disciplinados, ter senso de justiça e, ressalto, humildade. Falta de ética e de bons princípios são inadmissíveis.

Demitidas: Seu jeito educado e respeitoso é evidente em sua personalidade. Em algumas salas de reuniões, vemos candidatos se portando de maneira pouco profissional e- talvez pela inexperiência- pouco madura. Quando isso ocorria, Roberto Justus confrontava e combatia veementemente. Como você costuma repreender alguém que passou dos limites sendo tão controlado? Como é seu estilo em momentos de confronto?
João Doria Jr: Sou uma pessoa calma e procuro ser justo. O momento de demissão já e uma situação difícil, não precisa ser feita com humilhação, mas de forma construtiva, para que a pessoa transforme seus erros em acertos futuros. Sou exigente e firme, mas sem confronto, procuro sempre dar o bom exemplo.

Demitidas: Qual foi o seu maior desafio no programa até agora? Algo que tenha acontecido nas gravações e que exigiu bastante de você.
João Doria Jr: O programa em si exige muita dedicação. Desde a proposta, execução e acompanhamento da tarefa até a sala de reunião. Meu maior desafio é demitir, pois não é uma situação que me agrada, nem no programa nem no Grupo de empresas que presido.

Demitidas: Como você define o time de aprendizes desta edição (defeitos e qualidades do grupo como um todo)?
João Doria Jr: De um total de 126 mil inscritos, chegamos a 16 participantes. Com este filtro na seleção, posso afirmar que, certamente, os 16 aprendizes finalistas são competentes e capazes. Eles representam este universo de inscritos. É um grupo diversificado, como nosso País. Os Aprendizes têm se mostrado dedicados, pró-ativos e comprometidos. E, o mais importante, têm aprendido e assimilado o conhecimento a cada prova.

Demitidas: Nosso blog tem como principal característica comentar o programa com humor: você se incomoda com esse tipo de abordagem?
João Doria Jr: De forma alguma. Toda boa crítica, sendo feita com respeito, seja ela formal, bem-humorada, jornalística, conselheira, é sempre construtiva. A crítica faz parte do crescimento do profissional.
Beleza, estamos liberados, então? ADORO!